quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bem, esse tema foi escolhido mim, aluna do curso de Pedagogia, Vll semestre, pela UNOPAR VIRTUAL, devido a importância que ele representa no contexto infantil.

O tema aborda a importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico é eminentemente cultural.

O professor, na ansiedade de ensinar os conteúdos propostos, pensam que não há tempo para brincadeiras e jogos, pois lhe falta o conhecimento teórico para embasar sua prática no cotidiano escolar. Essa postura exige profundas mudanças nas atitudes pedagógicas.

Independentemente das condições que a escola e o sistema educacional proporcionam à sua prática docente, é da responsabilidade de cada professor motivar suas aulas, tornando-as atrativas e prazerosas, preparando a criança para que esta vá se constituindo um sujeito crítico de suas próprias ações no meio em que vive. Por essa razão, o aprofundamento sobre o lúdico se faz necessário para uma boa reflexão.

Um comentário:

  1. gostaria de referências nessa área o lúdico no ensino fundamental
    sandra

    ResponderExcluir