domingo, 8 de março de 2009

APRESETAÇÃO

Olá a todos aqueles que acessarem esse blogger, e especialmente aqueles que gostam de ludicidade na educação infantil।

Meu nome é Maria Edna, moro na cidade de Utinga-BA e estou no momento cursando o VII semestre do curso de Pedagogia pela UNOPAR VIRTUAL। Gostaria de receber opiniões diversas à respeito desse assunto, enfim uma troca de experiência। Conto com a colaboração de todos।

Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Edna.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Diante das constatações que vimos em torno das brincadeiras, cabe ao educador, com o olhar na posição infantil, adotar uma posição crítica e autocrítica, revisar os fundamentos de suas práticas mais frequentes e começar a modificar suas abordagens didáticas a fim de torná-las compatíveis com o potencial de cada criança, proporcionando assim aprndizados significativos para seu desenvolvimento intergral.

O lúdico pode constituir-se em uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento da criança; por fazer parte do contexto infantil, e possuir riqueza incontestável, a atividade lúdica pode ser utilizada como mais um recurso didáticopedagógico nas propostas educacionais da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Obs.: Planejei esse blogger, em especial para as crianças do segundo ano de do Ensino Fundamental.

domingo, 1 de março de 2009

A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A brincadeira tem sido comumente apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da crinaça. Deste modo, considera-se que ela deve ocupar lugar de destaque na educação infantil. Porém, na realidade, o que muitas vezes acontece é que ela acaba cedendo espaço para outras atividades, julgadas pelo educador como sendo mais importante do ponto de vista pedagógico. Neste trabalho, enfatizo situações de brincadeiras, com e sem a intervenção do professor. Exemplo de uma brinquedoteca maravilhosa para que quer aprofundar-se nessa temática, e porque não divertir-se também! Acessem: http://www.brinquedotecavirtual.unopar.br/

Nas brincadeiras em grupo, as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde um poderá exercer papéis diversos aos de sua realidade, além do que, estarão necessariamente submetidas a regras de comportamento e atitude. Estudar o ambiente onde a criança interage, aprende, brinca, se socializa e cria vínculos com seu mundo exterior é tarefa fundamental e insubstituível neste momento.

FORMAS DIFERENTES DE BRINCAR, SOCIALIZAR-SE E APRENDER










EXEMPLOS DE ALGUMAS BRINCADEIRAS INFANTIS